quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DISCURSO PRONUNCIADO PELO DESEMBARGADOR ADEMAR MENDES BEZERRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARACIABA DO NORTE AO ENSEJO DA OUTORGA DA MEDALHA DEPUTADO JOSÉ MARIA MELO, SOLENIDADE OCORRIDA NO DIA 8 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 19:00 HORAS.

Excelentíssimo Senhor Francisco Gerardo Soares Oliveira DD. Presidente da Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte. Excelentíssimos Senhores Vereadores.  Excelentíssimo Senhor Vereador Gerardo Marques, autor da proposta de outorgar à minha pessoa a Medalha de Honra ao Mérito Deputado José Maria Melo. Excelentíssimos Senhores Magistrados, Membros do Ministério Público, da Advocacia e da Defensoria Pública. Minhas Senhoras e Meus Senhores.










Creio que todos quantos nasceram nesta cidade, chamada por meu pai de Terra Santa, a qual ostentou os nomes de Villa Nova D’El Rei, mais tarde Campo Grande, Inhuçu e por último, Guaraciaba do Norte, sobretudo aqueles que vieram à Luz nos anos trinta e quarenta do Século Passado, sabem que meu pai, João Bezerra de Menezes, filho de Francisco Bezerra de Menezes e de dona Eugênia Martins Passos Bezerra de Menezes, se casou em Sobral a 19 de fevereiro de 1923 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com D. Regina de Aragão Mendes, filha do Cel. da Guarda Nacional Antônio Enéas Pereira Mendes e de D. Regina Saboya de Aragão Mendes, vindo os nubentes residir em Campo Grande, onde morou a sua irmã Beatriz casada com o telegrafista Isaías Caldas, provavelmente oriundo de Viçosa do Ceará.
Todos os filhos de meus saudosos pais foram gerados nesta aprazível cidade, inclusive o Rogério, todavia, nasceram neste torrão ibiapabano João Alberto e Walmick, tendo sido registrados nesta urbe eu, Regina Maria, Joaquim Severiano e o Mauro, tendo os meus genitores se mudado para Sobral em 1946, fixando residência nesta bucólica cidade, Gerardo e Bezerrinha e mais tarde o Joaquim pai do Bacharel em Direito e Vereador desta Augusta Casa Legislativa, Leandro Melo Mendes Bezerra.

Campo Grande, de há muito Guaraciaba do Norte tinha estreita relação com a heráldica cidade de Sobral, haja vista que o Cel. Clínio de Oliveira Memória, tio do Cel. João Cícero, era sobralense, sem falar na dona Gonçalinha Saboya, prima de minha avó e do Dr. José Saboya de Albuquerque, aqui deixando notável descendência, cuja família oriunda de Aracati, se fixou em Sobral e mais tarde se espraiou por independência, Crateús, quanto no Rio de Janeiro, São Paulo e no Maranhão, enfim por quase todas as Unidades de nossa Federação.

Meu pai ao se casar com minha mãe o fez na qualidade de Presidente desta Câmara Municipal de Campo Grande por duas Legislaturas. Não fora o fato de ter instalado no dia 25 de setembro de 1923 a Câmara Municipal de Santa Cruz, por força da Lei nº 2.056 de 11 de novembro de 1922, em companhia do Prefeito desta urbe, cidadão Aparício de Melo Magalhães e também do Cel. João Cícero Memória e de tantos outros cuja cópia obtive junto à Câmara Municipal supracitada, teria desaparecido boa parte da nossa Memória, uma vez que nada foi encontrado  nesta Casa Legislativa, haja vista que em 1996, quando do Centenário de Nascimento de meu pai, João Bezerra de Menezes, não foram encontrados os Livros de Atas desta Câmara pertinente a esse ano e de outros, o que é deveras lastimável.

Alfredo Silvano Gomes, casado com a tia Marizinha, pais de Edson e Edmar Bezerra Gomes foi Vereador de Campo Grande e seu irmão Meton Silvano, casado com uma irmã de dois cunhados de meu pai: Euclides Batista e Manoel Batista de Oliveira, cujo Edifício deste Legislativo tem o seu nome, o qual foi Vereador por vários anos desta colenda Câmara, sem falar de José Bezerra de Menezes que igualmente foi Prefeito desta bela cidade que tem como Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, cujos festejos comemoramos.

Registre-se que os meus irmãos Gerardo e Bezerrinha foram Vereadores de Guaraciaba e também Rodrigues Filho, irmão de minha cunhada Terezinha cujo pai era irmão do Cel. Quirino Rodrigues, ambos nascidos no então Distrito de Cariré, desmembrado de Sobral se não me falha a memória, em 1929, cumprindo lembrar que o Dr. Francisco José Rodrigues Bezerra de Menezes, presidiu esta Câmara e foi Vice-Prefeito sem que se possa olvidar o médico Wellington Farias Melo Bezerra de Menezes e sua irmã Germana Farias Melo Bezerra de Menezes, Bacharela em Direito, filhos de Gerardo Mendes Bezerra Filho e, portanto, sobrinhos do Deputado José Maria Melo, que também exerceram mandatos nesta  veneranda Casa Legislativa, a exemplo de Luiz Alberto Rodrigues Bezerra de Menezes e Leandro M Mendes Bezerra, aqui presente na qualidade de Vereador desta Câmara, estes últimos netos e os irmãos bisnetos de meu inesquecível genitor, que como visto presidiu esta Casa.

Acrescente-se que o cidadão Vicente Nobre, pai de Elisiário de Melo Nobre e o tio deste, Roque Ferro Melo foram Prefeitos desta auspiciosa cidade, além de amigos e parentes de meu pai, sendo Elisiário afilhado de meus genitores, daí se podendo aquilatar as relações de parentesco, consangüínea ou por afinidade, haja vista que os três Prefeitos citados integram a família de Ana Neuza, mãe de Leandro, a saber: pai, irmão e tio. Nesta, Terra Santa tão decantada por meu pai fui gerado e registrado, não obstante tenha nascido em Sobral, dada a inexistência de médicos naquela época, o que ainda hoje ocorre nas mais diversas cidades e  não apenas do nosso Ceará, quanto do Brasil, obviamente no interior do País.

Após aviventar a Memória desta exuberante cidade do Planalto da Ibiapaba, resta-me falar do amigo e cidadão José Maria Melo, o qual foi Prefeito três vezes, além de eleger três ou mais correligionários, entre os quais o Roque Ferro, tio do Elisiário acima aludido e o Dr. Egberto Martins, cunhado de Francisco Alberto Bezerra Ximenes e primo legítimo do Caetano Martins Maia. Registre-se que a filha do Gerardinho, sobrinha do Deputado José Maria Melo se casou com o filho do ex-prefeito de Guaraciaba, a demonstrar o inquestionável prestígio do saudoso ex-Prefeito e Deputado Estadual por duas Legislaturas, daí o reconhecimento de que desfrutou como o principal político desta cidade, cujo nome emprestou para a honraria que estamos hoje a receber eu e o Professor José Luiz Lira, por sinal Diretor do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú e também integrante das Academias Sobralense de Estudos e Letras e de Hagiologia, o qual vem de obter o grau de Doutor em Roma, para gáudio desta cidade e de Sobral, onde reside.
Inquestionavelmente o insigne e saudoso Deputado José Maria Melo nestes últimos cinqüenta anos foi o Político mais expressivo da antiga Campo Grande, outrora Villa Nova D’el Rei, hoje Guaraciaba do Norte, daí o galardão com o qual foi homenageado post mortem, com a Maior Honraria do Legislativo Municipal da terra que lhe serviu de berço, circunstância que enche de orgulho seus filhos e netos e os demais familiares e amigos, cumprindo salientar o Vice-Prefeito desta urbe, José Cefas Pontes Melo, autor da sugestão dada ao Vereador Gerardo Marques visando indicar o meu nome para receber este galardão, o que sensibilizado agradeço o qual doravante vai integrar o meu Curriculum Vitae e encher de orgulho os meus filhos e netos.

Saudando a Padroeira desta cidade, repita-se a TERRA SANTA DE MEU PAI, Nossa Senhora dos Prazeres, no mês a ela consagrado, encerro as minhas palavras.


DISSE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário