quarta-feira, 19 de maio de 2010

OS PATRONÍMICOS ABREU, SABOYA E CASTRO E SILVA

Os Patronímicos Abreu, Sabóia e Castro e Silva, são originários da Região Jaguaribana, tendo estas importantes famílias se transmudado em parte para a cidade de Sobral e, posteriormente para os Municípios de Maranguape e Baturité. Com efeito, segundo noticia o Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, idealizador e 1º Reitor da Universidade Vale do Acaraú, ordenado sacerdote em Roma, pela Universidade Gregoriana, autor da Cronologia Sobralense, em data de 22 de janeiro de 1806, falecia na heráldica cidade de Sobral, o cidadão Honório José de Abreu, vítima de tuberculose, tendo sido sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, tratando-se justamente do bisavô paterno de João Capistrano de Abreu, um dos maiores historiadores do Brasil, nascido a 23 de outubro de 1853, em Maranguape e falecido no Rio de Janeiro, então Capital da República, a 13 de agosto de 1927. O seu bisavô em referência era natural de Aracati, tendo se casado três vezes. A primeira, com Rosa Maria da Conceição, no Jaguaribe, de cujo consórcio não houve descendência. A segunda, com D. Rita Camelo Pessoa, filha de Francisco Camelo Pessoa e Elena da Fonseca Marques, a 14 de julho de 1783, em Sobral. Deste matrimônio, nasceram os filhos a seguir relacionados: 01. FRANCISCO CAMELO PESSOA NETO, nascido a 25 de julho 1784, que se casou com Jacinta Maria do Espírito Santo, a 5 de maio de 1806. 02. JOÃO HONÓRIO DE ABREU, avô paterno de CAPISTRANO DE ABREU,[1] o qual se casou com ANTÕNIA MARIA DA CONCEIÇÃO, filha de Fradique Pereira da Costa e Jerônima Rodrigues Coelho, a 6 de junho de 1808. 03. ANTÔNIA JOSEFA DA CUNHA ROSA, nascida no dia 13 de março de 1787, a qual uniu-se em matrimônio com Ambrósio de Sousa Machado, filho de Antônio de Sousa Machado e Quitéria Rodrigues da Conceição, a 26 de novembro do ano de 1801. Consoante a mesma fonte, ou seja, a dita Cronologia Sobralense, falecendo a sua segunda mulher a 9 de agosto de 1786, casou-se HONÓRIO JOSE DE ABREU, pela terceira vez, com ANA Maria do Nascimento, filha de PEDRO CARDOSO DE ABREU NETO e de D. TERESA DE JESUS FREITAS, a 7 (sete) de novembro de 1796, sem sucessão. HONÓRIO JOSÉ DE ABREU ERA FILHO DE BALTAZAR ANTUNES MOURA E DE DONA MARIA JOSEFA DA CUNHA ROSA, TENDO NASCIDO NA APRAZÍVEL CIDADE DE ARACATI, conhecida mundialmente quer por seu patrimônio histórico, tombado pelo IPHAN, quanto pela beleza de suas Praias, dentre as quais podemos destacar as de Canoa Quebrada e Quixaba.

Já depois de ter extraído do 2ª Volume da prestigiada Cronologia Sobralense, do maior linhagista da Princesa do Norte, Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, ilustre descendente do Capitão Mateus Mendes de Vasconcelos, genro do Adão da Ribeira do Acaraú, Manoel Ferreira Fonteles, os dados supra alusivos à família do Historiador e Geógrafo João Capistrano de Abreu, às páginas 32 a 33, encontrei no mesmo volume, desta feita à página 47, a certeza de que tanto o avô quanto o pai do erudito Historiador nasceram em Sobral, senão veja-se: na data de seis de junho de 1808, em uma segunda-feira, casa-se na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Catedral desde 1916, João Honório de Abreu, sendo filho de Honório José de Abreu e de sua segunda esposa, Rita Camelo Pessoa, com Maria da Conceição, filha de Fradique da Costa Pereira e de D. Jerônima Rodrigues Coelho. Segundo o autor da mencionada Cronologia, deste casal nasceu o Major Jerônimo Honório de Abreu, o qual contraiu núpcias com Antônia Vale de Abreu que foram os pais do notabilíssimo historiador cearense, João Capistrano de Abreu, nascido na cidade de Maranguape, a 23 de outubro de 1853 e falecido no Rio de Janeiro a 13 de agosto de 1827. De conformidade com a mesma fonte, Honório José de Abreu, filho de Baltazar Antunes de Moura e de dona Josefa da Cunha Rosa que, como visto acima se casou três vezes, havendo sucessão apenas da segunda, isto é, de Rita Camelo Pessoa, filha de Francisco Camelo Pessoa e de Elena Fonseca Marques, a 14 de julho de 1783, na dita Matriz de Sobral. O sogro de João Honório de Abreu, Fradique da Costa Pereira é filho de Félix Correia da Costa e de Joana Francisca. Jerônima Rodrigues Coelho, teve como genitores, o Capitão Jerônimo Rodrigues Coelho e Teodósia da Costa. Como dito na supracitada nota de rodapé, descende de Honório José de Abreu, a esposa do Ministro Enrique Ricardo Lewandowski, D. Yara de Abreu Lewandowski.
[1] João Honório de Abreu, é o avô paterno de João Capistrano de Abreu, notável Historiador Brasileiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, além de Professor Catedrático de História do Brasil do Colégio Pedro II. Pelo que se infere da referida Cronologia Sobralense, nasceu em Sobral, onde moravam seus pais. Descende do Patriarca Honório José de Abreu, a esposa do Ministro Enrique Ricardo Lewandowski, (D. Yara de Abreu Lewandowski), ex-Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Professor da USP, hoje Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Colendo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, tendo militado no Movimento Associativo, ocupando a Vice-Presidência da AMB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário