ALGUMAS FAMÍLIAS CARIRIENSES
Banco de Dados Genealógicos
APUD ANTÔNIO CORREIA LIMA
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
191109 - OS BEZERRA DE MENEZES DO CARIRI
OS BEZERRA DE MENEZES DO CARIRI
Síntese
João Bezerra Monteiro c.c. Joana Ribeiro de Lacerda, pais de
Joana Bezerra de Menezes c.c. Antonio Pinheiro Lobo( descendente de Diogo Álvares Corrêa ( Caramuru). Pais de
Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro e de Rosa Josefa do Sacramento. Eram os pais do
Capitão Mor Joaquim Antonio Bezerra de Menezes( 11.10.1784 - 13.09.1868) casou-se duas vezes. A 1ª vez em 13.02.1804 com Ana Angélica de Jesus de Sá Barreto a 2ª, com Quitéria Delfina Benedita Nobre, em 24.09.1833 c.c. Quitéria Delfina Nobre. Foram seis filhos, dois do 1º casamento e quatro do 2 º.
Filhos com Ana Angélica
1 - Maria Senhorinha Bezerra de Menezes;
2 - Antonia Joaquina de Sá Barreto.
Filhos com Quitéria Delfina
1- José Pinheiro Bezerra de Menezes( Capital Zeca dos Currais - 20.09. 1835 a 02.08.1903). Foi casado com Ana Teles de Quental, irmã de Teodorico Teles
2 - Rosa Bezerra de Menezes, falecida solteira;
3 - Leandro Bezerra de Menezes
4 - Joaquim Bezerra de Menezes
1- José Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Ana Bezerra Teles, irmã de Teodorico Teles, pais de :
1. 01 - Antonio Pinheiro de Menezes c.c. Gerônima Monteiro Bezerra de Menezes;
1. 02 - Rosa Pinheiro Bezerra Fernandes c.c. Antonio Fernandes Lopes;
1. 03 - Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes ( JPB de Menezes, da Batateiras) c.c. Conceição Gonçalves Pinheiro Bezerra de Menezes( falecida em 1903), em primeiras núpcias - c / Priscila Teles Pinheiro Bezerra de Menezes( falecida em 1914, em segunda núpcias - c/ Amélia Teles Pinheiro Bezerra de Menezes, em 1914 , em terceiras núpcias. JPB de Menezes era o pai de:
Antonio Gonçalves Pinheiro, nascido em 1895 ( ex-prefeito de Crato, pai de Zé, Joaquim e outros)), Cesar Pinheiro, Dr. Sólon Pinheiro, Heitor, Estácio, Gisélia Pinheiro e outros. Casado com Maria Leopoldina Teles, filha de Amâncio Teles de Quental e de Maria Bezerra Teles. c.c.
JPBde MENEZES C/ PRISCILA
Maria Carlina, 1904,solteira; Afonso, 1905; Priscila, 1907; Adalberto, 1909; João, 1910;
JPBM COM Amélia
Raimundo, 1915; Maria Edilse; César, 1919; Sólon, 1924; Heitor, 1925; Gisélia, 1926; Estácio, 1927; Maria Amélia, 1928 e Maria IVONILDE, 1934.
Nota Amélia era irmã de Ana c.c. Amâncio Teles de Quental
1. 04 - Pedro Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Ester Gonçalves Pinheiro de Menezes, em primeiras núpcias: c/ Teresa Teles Couto Bezerra de Menezes, em segundas núpcias. Pedro Pinheiro era o pai de Raimundo Pinheiro Couto e outros.
1. 05 - Leopoldina Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Leandro Bezerra de Menezes;
1. 06 - José Pinheiro de Menezes c.c. Olga de Alcântara Bezerra de Menezes;
1. 07 - Hermógenes Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes;
1. 08 - Teresa Pinheiro Esmeraldo c.c. Pedro Esmeraldo da Silva;
1. 09 - Quitéria Pinheiro Gonçalves c.c. José Gonçalves da Silva;
1. 10 - Maria Pinheiro Jurumenha c.c. José Pinheiro Lobo Jurumenha;
1. 11 - Epifânio Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Maria da Encarnação Gonçalves; Pais de Prisce, Jocel e outros
1. 12 - Clotilde Pinheiro Bezerra de Menezes, inupta, mãe adotiva do General Raimundo Teles Pinheiro;
1. 13 - Ana Pinheiro Esmeraldo ( Donana) c.c. Antonio Esmeraldo da Silva; pais de Maria Pia e Dr, Fábio Pinheiro Esmeraldo.
1. 14 - Cícero Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Teresa de Jesus Teles, em primeiras núpcias e c/ Vicência Pinheiro Monteiro, em segundas núpcias; Cícero era o pai do General Raimundo Teles Pinheiro, Maria Ivalda ( Mãe de Glória Pinheiro)e outros.. Veja banco de Dados Auxiliar
1. 15 - Maria Conceição Bezerra Coimbra c.c. Joaquim Bezerra Monteiro, em primeiras núpcias, c/ José Fernandes Coimbra, em segundas núpcias;
1. 16 - Artur Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Maria Bezerra Teles , s/filhos.
2 - Rosa Bezerra de Menezes, falecida solteira;
3 - Leandro Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes,irmã de Teodorico Teles , em primeiras núpcias, c/ Josefa Saraiva Bezerra de Menezes, em segundas núpcias, pais de:
3.1 - Leandro Bezerra Filho c.c. Leonor Monteiro;
3.2 - Antonia Bezerra de Menezes c.c. Antonio Leite Tavares, pais de Aderson Tavares Bezerra, e outros;
3.3 - Júlio Bezerra de Menezes c.c. Maria Bezerra;
3.4 - Alfredo Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes;
3.5 - Raimundo, falecido solteiro;
3.6 - Joaquim Antonio Bezerra de Menezes c.c. Maria Santana Teles;
3.7 - João Bezerra de Menezes c.c. Inês Bezerra de Menezes;
3.8 - Felipe Bezerra de Menezes c.c. Generosa Rodrigues Bezerra de Menezes, pais de Francisco Rodrigues Bezerra, José Rodrigues Bezerra ( Zezé Bezerra do Detran) e outros;
3.9 - Quitéria Bezerra Melo, casada;
3.10 - Rosa Bezerra de Melo, casada;
3.11 - Maria Bezerra Fernandes c.c. Henrique Fernandes Lopes. Sem filhos;
3.12 - José Saraiva Bezerra de Menezes c.c. Maria Amélia Bezerra de Menezes, pais de Maria Alacoque, Leandro, Francisco Humberto, José Adauto, Margarida, Ivan e Orlando Bezerra de Menezes ( este é o clã dos Bezerra do Juazeiro)
4 - Joaquim Bezerra de Menezes c.c. Rosa Josefa do Sacramento, pais de Generosa, José Geraldo, Quitéria, Leandro, Joaquim, Rosa, Jeconias.
NOTA: O Capitão Mor Joaquim Antonio Bezerra de Menezes casou-se em primeiras núpcias com Ana Angélica de Jesus de Sá Barreto, de onde descende , entre outros Joaquim Secundo Chaves, farmacêutico prático e grande benfeitor dos menos favorecidos.
FONTE:
01 - General Raimundo Teles Pinheiro,
02 - Glória Pinheiro
Postado por Antonio Correia Lima às 17:38 6 comentários:
Yuri disse...
Olá, eu sou bisneto de Julio Bezerra de Menezes (do sítio Pontal - Crato, Muriti) e gosto muito da genealogia da família Bezerra de Menezes, se o senhor puder me enviar uma versão mais completa da árvore genealógica dessa família, eu ficaria muito agradecido.
O meu e-mail é yurimd@hotmail.com
Obrigado pela atenção!
Yuri.
15 de fevereiro de 2010 21:10
Ademar disse...
Se você desejar se aprofundar na busca da origem da Família Bezerra de Menezes, leia a Nobiliarquia Pernambucana de Antônio José Victoriano Borges da Fonseca, ex-Governador da Capitania do Ceará Grande, bem como o livro "Os Bezerra de Menezes", de autoria dos cultos linhagistas General Raimundo Teles, Vinicios de Barros Leal e Eduardo de Castro Bezerra Neto, publicado pela Tipografia Minerva, os dois primeiros já falecidos e ainda, a ascendência do Dr. Heráclito Fontoura de Sobral Pinto, publicado na Usina de Letras, ilustre membro deste clã, bem como o blog de minha autoria, "Família Mendes de Vasconcelos do Curato do Acaraú", sem falar no estudo referente ao Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, sem deixar de avistar-se com uma memória viva,a Professora e ex- Senadora da República, a qual, conhece como poucos, a História de nossa família, d. ALACOQUE BEZERRA. Um abraço de Ademar Mendes Bezerra.
12 de julho de 2010 07:13
Ademar Mendes Bezerra disse...
Os Bezerra de Menezes, quer os do Cariri, quanto os de Sobral e da Região Jaguaribana, são descendentes de Bento Rodrigues Bezerra e Petronilha Velho de Menezes, o primeiro pernambucano e a última natural da Bahia.Deste casal surgiu o clã dos Bezerra de Menezes do Ceará. A família em Pernambuco, das mais antigas da Capitania, segundo Borges da Fonseca, se ligou com as mais nobres e distintas famílias de Pernambuco e, por conseguinte, do Nordeste. Entre os seus membros vamos encontrar, os Bezerra Cavalcanti, Albuquerque, Holanda, Teles de Menezes, Pinheiro, Ximenes de Aragão, Bandeira de Melo, Medina, Castro e Silva, Sabóia, Ferreira Gomes, Monte, Xedrez,Vaz Carrasco, Frota, Aguiar, Mendes de Vasconcelos, Ferreira da Ponte, Lins, Moura, Nunes Barbosa e tantos outros nomes ilustres, como os de José Mariano de Albuquerque Cavalcanti, Ex- Presidente das Províncias do Ceará. Sergipe e Santa Catarina, ancestral do Notável Heráclito Fontoura de Sobral Pinto, sem falar no Barão de Studart, notabilísdsimo Historiador Cearense, autor do "Dicionário Bio-Bibliográfico Cearense", de 1915. Recomendo além do Blog Família Mendes de Vasconcelos, de minha autoria, o do Professor Dr. Daniel Caetando de Figueiredo, um dos maiores estudiosos da Família Sabóia, descendente como eu, de Maria Clara da Conceição Bezerra de Menmezes Castro e Silva, esposa de Vicente Maria Carlos de Sabóia, avô do Visconce Sabóia, com grandeza, Médico do Imperador D. Pedro II e Diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
13 de agosto de 2010 13:50
Clovis Ferreira da Cruz Ribeiro de Campos Lobo disse...
Ilmo. e Preclaro Profº Antonio Correia Lima.
Cordiais saudações,
Escusado é dizer que sinto postar esta breve missiva que infra faço seguir em dispositivo inadequado.
Li demoradamente seu competente blog, Algumas Famílias Caririenses.
Obséquio é aceitar meus efusivos cumprimentos quanto aos resultados das suas percucientes pesquisas.
Sou pesquisador de História Regional, focado há mais de 10 (dez) anos no tema da Sedição do Juazeiro,particularmente no combate em Miguel Clamon, atual Ibicuã, Distrito de Piquet Carneiro em 22/02/1914.
Outrossim, sou membro do Instituto de Genealogia do Ceará (Famílias Cearenses), brilhantemnte comandado pelo erudito Dr. Francisco Augusto Araújo Lima.
Meu e-mail: loboclovis@yahoo.com
Muito apreciaria estabeler contato consigo uma vez vários assuntos do nosso interesse quanto a genealogia caririense.
Penhorado por sua costumeira atenção,
Cordialmente,
Clovis Ferreira da Cruz Ribeiro de Campos Lobo.
Contato Skype: clovislobo1
25 de setembro de 2010 15:45
Ademar Mendes Bezerra disse...
NAS PESQUISAS A QUE PROCEDI RELATIVAMENTE AOS TELES DE MENEZES DOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, MINAS GERAIS, PERNAMBUCO, CEARÁ E PIAUÍ, NÃO RESTA DÚVIDA QUANTO À EXISTÊNCIA DE UM PARENTESCO COMUM, HAVENDO UM LIAME TAMBÉM COM O PATRONÍMICO BARRETO, A PARTIR DE PORTUGAL. ALGUNS IMAGINAM PARENTESCO ATÉ COM A FAMÍLIA REAL DA ESPANHA, PORTUGAL, ITÁLIA E FRANÇA, COMO É O CASO DO PARENTE JOÃO PEDRO SABÓIA BANDEIRA DE MELO, ELE DESCENDENTE DO CEL. JOSÉ BALTAZAR AUGERI DE SABÓIA E EU DE SUA IRMÃ E CONSOGRA, MARIA CAROLINA DE SABÓIA, AMBOS FILHOS DE VICENTE MARIA CARLOS DE SABÓIA, NETOS DE GABRIEL AUGERI E MARIA MAGDALENA BOCARDI, O VARÃO NASCIDO NO PIEMONTE E A MULHER NA SARDENHA, ORIGINANDO-SE O PATRONÍMICO SABÓIA, DO FATO DO PIEMONTE SER A REGIÃO DA CASA DE SAVÓIA, TRANSMUDADO PARA SABÓIA, GRAÇAS AO SINCRETISMO DE NOSSA LÍNGUA, OU SEJA, A TROCA DO V PELO B. COM OS TÍTULOS DE BARÃO E VISCONDE COM GRANDEZA, CONFERIDOS AO DR. VICENTE CÂNDIDO DE SABÓIA, MÉDICO DO IMPERADOR PEDRO II, PROFESSOR E DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO, AUMENTOU MAIS AINDA A IMPRESSÃO DA REALEZA DA FAMÍLIA, O MESMO PODENDO TER ACONTECIDO COM OS TELES DE MENEZES. TODAVIA, IMAGINAR NÃO É PECADO.
27 de outubro de 2010 04:35
Antonio Correia Lima disse...
Agradeço as participações do Yure, do Ademar e do Clóvis.
Quero deixar claro que o meu objetivo em criar essa página foi simplesmente em aglutinar num só lugar o máximo possível de informações de algumas das mais numerosas famílias da nossa região, visto que, já havia iniciado, há anos, uma pesquisa sobre as famílias que deram origem ao povoamento dos Distrito de Ponta da Serra, em Crato Ce, que registro no Blog do Clã Familiar de Ponta da Serra.
Considero esse meu trabalho modesto, mas que é feito com muito prazer.
Mais uma vez, agradeço a colaboração de todos.
Um forte abraço
10 de novembro de 2010 09:26
Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Início Assinar: Postar comentários (Atom) BLOG DA PONTA DA SERRA
http://blogdapontadaserra.blogspot.com
Seguidores
Arquivo do blog
► 2010 (2)
► Dezembro (2) GENEALOGIA DOS TELES DE MENDONÇA/ TELES DE QUENTA...OS SOUZA BRASIL / GONÇALVES BRASIL DE PONTA DA SER...
▼ 2009 (12)
▼ Novembro (6)
Família Morais Brito do Juá
FAMÍLIA XENOFONTE DE OLIVEIRA
191109 - OS ALENCAR ARARIPE
191109 - OS FRANCA ALENCAR
191109 - OS ALENCAR DE DONA BÁRBARA
191109 - OS BEZERRA DE MENEZES DO CARIRI
► Abril (6)
SITES PARA PESQUISAS GENEALÓGICAS05 - COLONIZADORES PORTUGUESES NO CEARÁ - 1700 - ...04 - BANCO DE DADOS: índice Onomástico03 - AS FAMILIAS PRIMITIVAS02 - APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO01 - ABERTURA
Quem sou eu
Antonio Correia Lima
Sou graduado em História pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Mantenho, desde 2004, um serviço de Amplfificadora, um pequeno jornal mensal escrito e um trabalho des pesquisa sobre as nossas origens
Visualizar meu perfil completo
Nenhum comentário:
Postar um comentário